ÁREAS CEREBRAIS

31-05-2011 21:39

 

No século XIX os neurologistas Paul Broca, em França, e Carl Wernicke, na Alemanha, cativaram a atenção do mundo da medicina com os seus estudos de doentes neurológicos com lesões cerebrais. Isoladamente, tanto Broca como Wernicke defendiam que os danos sofridos numa zona do cérebro perfeitamente delimitada era a causa das perturbações da linguagem recém-adquiridas nesses doentes. A perda total ou parcial da linguagem tornou-se conhecida tecnicamente por afasia. As lesões sustentavam Broca e Wernicke, estavam consequentemente a revelar os fundamentos neurais de dois aspectos diferentes da linguagem nos seres normais. As suas teses eram polémicas e não mereceram uma aprovação imediata mas o mundo escutou. Com alguma relutância, e, com muitas emendas, foram sendo um pouco reconhecidas.
DAMÁSIO, ANTÓNIO, O Erro de Descartes – Emoção, Razão e Cérebro Humano, 1995. Lisboa: Círculo de Leitores, p. 36
 
Iremos estudar nas próximas aulas as consequências de algumas lesões cerebrais. A afasia é uma dessas lesões. Tenta ver o significado de afasia e deixa a tua resposta na caixa dos comentários.
 

 

André Rocha disse...

A afasia traduz-se numa alteração da comunicação verbal associada a lesões cerebrais. Pode manifestar-se verbal, gestual ou graficamente. O grande desenvolvimento do estudo da afasia ocorreu com Paul Broca e Carl Wernicke que descreveram, respectivamente a existência de uma afasia motora e uma afasia de compreensão.

As principais causas de afasia são:
-AVC
-Acidentes com traumatismo cranio-encefálico; 
-Doenças degenerativas (como a esclerose múltipla ou as demências); 
-Epilepsia
-Tumores 
-Doenças infecciosas (como a meningite); 

André Rocha nº4 / 12ºA