Crianças são mais agressivas entre o primeiro e o quarto ano de vida
"Os nossos estudos demonstram que é essencial que se ensine às crianças durante os primeiros anos de vida a reprimir os comportamentos violentos",afirma Tremblay, realçando que a idade pré-escolar é a etapa-chave para entender a aparição e posterior desenvolvimento de comportamentos violentos no ser humano.
Por outro lado, a investigação levanta a questão de saber até que ponto as diferenças nas respostas individuais se devem a factores genéticos ou ao ambiente no qual as crianças cresceram, ao salientar que todos os meninos de 18 meses com um desenvolvimento normal agridem fisicamente, mas nem todos eles o fazem com a mesma frequência ou a mesma força.
A investigação de Tremblay partiu dos estudos de Michael Meaney, que pela primeira vez demonstrou a relação directa entre os cuidados maternos e as alterações na programação epigenética, o ramo da biologia molecular que estuda como é que os estilos de vida actuam sobre os genes.
Michael Meaney provou o poder de factores ambientais na modulação da expressão genética e que a violência nem se aprende nem se herda, mas que é afinal uma combinação do ambiente e dos genes. Nas experiências de Meaney, as crias de ratinhos que receberam maior atenção e cuidados maternos durante a primeira semana de vida ficaram menos medrosas e mostraram respostas mais moderadas ao stress quando comparadas com aquelas que não tinham recebido carinho.
Teoria de Lorenz: Para este autor a agressão é inerente a todos os organismos. Seria um comportamento inato determinado geneticamente e que se manifesta face a estímulos que ponham em causa a preservação da espécie.
- Teoria de Freud: Para Freud, como a sexualidade a agressividade faz parte da matriz do nosso organismo. A nossa vida psíquica seria orientada por pulsões: a pulsão de vida e a pulsão de morte. As pulsões são impulsos energéticos que visam resolver uma tensão orgânica (fome, sede). Nascem no inconsciente. As pulsões de vida visam a manutenção do indivíduo. As pulsões de morte são destrutivas e explicam os comportamentos agressivos.
- Teoria de Dollard: Explicam a agressão pelo facto de um sujeito ter sido frustrado. Existiria uma ligação inata entre um estimulo (a frustração) e o comportamento de agressão, que funcionaria como um meio para afastar aquilo que impede o sujeito de alcançar os seus objectivos.
- Teoria de Bandura: O comportamento agressivo resulta de um processo de aprendizagem que se baseia na observação e imitação de comportamentos.