Kramer vs. Kramer
Uma história de relacionamentos contemporâneos, valores e escolhas.
Uma noite já tarde, de regresso a casa do escritório, o obcecado pelo trabalho Ted Kramer (Dustin Hoffman) é confrontado pela sua mulher, Joanna (Meryl Streep), que diz que o vai deixar.
Depois de uma vida a ser a "mulher de alguém", ela vai partir para tentar encontrar-se, deixando Ted a cuidar do filho de ambos, de seis anos de idade.
Ted, enquanto tentar manter o seu emprego, começa a conhecer bastante bem o seu filho, como poucos pais o fazem: cozinha as suas refeições, leva-o ao parque, percebe os seus medos e receios.
Pela primeira vez na sua vida, ele sente-se como um pai completo.
Mas então, Joanna regressa, e quer o seu filho de volta.
Numa situação de divórcio, não só os pais são atacados por sentimentos avassaladores, também as crianças sentem raiva, tristeza, fracasso ou dor. No filme, por exemplo, Billy diz-se sentir culpabilizado pela saída da mãe mas o pai tranquiliza-o dizendo-lhe que a saída da mãe não se deve por ele se ter portado mal mas sim porque o pai durante muito tempo não dava a atenção suficiente a ele e sobretudo à sua mãe que sentia a falta do seu apoio.
O sofrimento dos filhos com o divórcio dos pais é uma realidade da qual não há como escapar. Porém, o modo como as crianças reagem depende, em grande escala, da maneira como os seus pais se comportam, encaram esta mudança e agem um com os outros. Neste caso, durante os primeiros dias, houve uma má reacção por parte de Billy dado que a relação com Ted não era forte porque este passava mais tempo no trabalho do que com a sua própria família.
Com o passar do tempo houve uma grande vinculação entre Billy e Ted, por este passar mais tempo com o seu filho e lhe dar mais atenção. Certo dia Joanna regressa e pretende levar o seu filho de volta, mas Ted não o permite, tendo que ir a um julgamento lutar pela custódia do filho. Ao contactar um advogado Ted e alertado para as desvantagens que tinha em relação a Joanna, mas mesmo assim Ted não desistiu. Uma dessas desvantagens era o facto de ele ter perdido o emprego, outra era por ele ser homem porque na sociedade há um predomínio de em casos de divórcio as mulheres vencerem.
No final do filme Joanna desiste da custódia de Billy porque vê que Ted se dedica muito ao seu filho e seria um grande desgosto depara-los
André Rocha nº 4 – 12ºA