O EFEITO PIGMALIÃO
Neste sentido, a expectativa positiva de sucesso formulada aos alunos ditos “fracos” acabava por se materializar num elevado rendimento escolar e que, pelo contrário, a expectativa negativa comunicada aos alunos ditos “excelentes”, afectava negativamente os seus rendimentos escolares.
Consequentemente, pode-se questionar se caso o efeito pigmalião fosse verdadeiro e os professores dele tivessem conhecimento não haveria tanto insucesso nas escolas? Investiga sobre o tema e deixa a tua proposta de resposta na caixa dos comentários.
O Efeito de Pigmalião é talvez a teoria mais acertada acerca da auto-realização de profecias. Este fenómeno caracteriza-se pela realização das expectativas que se têm acerca de um determinado assunto ou pessoa. Assim, as consequências advêm do processo de profecia, portanto as expectativas acabam por influenciar em grande escala o comportamento das partes envolvidas.
Robert Rosenthal foi um psicólogo conhecido pelo estudo das expectativas dos professores no comportamento deles e dos alunos.
Quando conhecem o aluno, os professores emitem juízos de valor e categorizam os alunos consoante as primeiras impressões que têm deles. A partir daí, criam expectativas adequadas à categoria do aluno que se tendem a realizar. A este fenómeno chamamos ‘Efeito de Rosenthal’. Este tem três componentes explicativas:
- Se o professor considera que um aluno tem potencial e que apresentará um bom rendimento, ele tê-lo-á.
- Se o professor não esperar grande desenvolvimento do aluno, este pouco se esforçará e acabará por ter um rendimento medíocre.
- Quando os alunos contrariam as expectativas do professor, são negativamente avaliados por ele.
André Rocha nº4 12ºA