O CONDICIONAMENTO OPERANTE

31-05-2011 21:53

 

O condicionamento operante, também designado condicionamento instrumental, envolve o uso de recompensas e punições para mudar o comportamento de uma pessoa. Este é o tipo de aprendizagem que Mischel considerava estar envolvido, por exemplo, na aprendizagem do género. Os princípios básicos são os seguintes:
Qualquer comportamento que é reforçado será mais provável de ocorrer na mesma situação ou numa situação semelhante. Há dois tipos de reforço: o reforço positivo e o reforço negativo. Os reforços positivos são as consequências agradáveis como um elogio, um sorriso, comida, atenção, um abraço. De todas as vezes que ocorre um deles, a criança tentará repetir aquilo que produziu a coisa agradável.
reforço negativo, por outro lado, é um acontecimento desagradável que, quando removido, tende a fortalecer o comportamento que possibilitou a sua remoção. Este é um conceito confuso, por isso passo a dar um exemplo. Se uma mãe repreende a sua filha quando ela faz desenhos nas paredes, provavelmente ela deixar de riscar e a mãe deixará de ralhar com ela. Assim parar de desenhar é fortalecido pela ausência da reprimenda.
Um terceiro conceito é o de puniçãoMuitas pessoas supõe que a punição e o reforço negativo são a mesma coisa, mas os termos são usados em contextos diferentes pelos psicólogos. Enquanto o reforço negativo fortalece o comportamento pela sua remoção, uma punição visa enfraquecer algum comportamento através da sua aplicação. Se um pai bate num filho, depois de ele ter entornado um copo de leite, ou se suspende a mesada da filha por ela ter chegado a casa fora de horas, está a aplicar uma punição na esperança de que as crianças não repitam os comportamentos indesejáveis.
 
Helen Bel, A criança em desenvolvimento
 
Em que consiste a aprendizagem por condicionamento operante? Deixa a tua resposta na caixa de comentários. 
 

 

André Rocha disse...

O comportamento operante é modelado a partir de nosso repertório inato. As respostas que gerem mais reforço em média, tendem a aumentar de frequência e se estabelecer no repertório, ou seja, em um contexto semelhante tendem a ser novamente emitidas. O tipo de consequência que aumenta a probabilidade de ocorrência da mesma função de resposta em contextos semelhantes, chama-se reforço. O reforço pode ser positivo, quando há a adição de um estímulo no ambiente que resulte no aumento da frequência da resposta que o gerou; ou negativo, quando a resposta emitida remove algum estímulo aversivo, ou seja, que a pessoa tende a evitar, do ambiente.

Crie o seu site grátis Webnode