Os coristas
Este filme inicia-se quando o famoso director de orquestra, Pierre Morhange, recebe a notícia de que a sua mãe tinha falecido. Estando em Nova Iorque, regressa apressadamente a França, a sua terra natal, para estar presente no funeral da sua mãe. No final do funeral, estando na sua casa em França, batem-lhe a porta. O sujeito que lhe tinha batido à porta era um antigo colega, que teve numa casa de correcção em que esteve quando era ainda criança. Este colega entrega-lhe um diário que retratava a história de um antigo vigilante dessa mesma casa de correcção. Naquela altura Clément Mathieu era um professor de música que se encontrava no desemprego, e então aceitou uma proposta como vigilante da escola de correcção “Fundo do Pântano”. Mathieu, quando chegou a escola de correcção, deparou-se com um plano de educação excessivamente rígido, com castigos muito violentos, um método designado “acção-reacção”. O novo vigilante, confiante que estes métodos não eram os melhores e que através de outras actividades era capaz de estabelecer uma harmonia e um clima de respeito, decide criar um coro, um desejo seu que o acompanhava há muito tempo. Podemos descrever resiliência como a capacidade, encontrada por algumas pessoas, de encontrar força e recursos no seu mundo pessoal que permitam seguir por trajectórias desenvolvimentais adaptativas e positivas, mesmo em condições desfavoráveis de carência e risco. Relacionado com a resiliência está a presença de pessoas e interacções significativas, de elementos da rede social, que apoiem de forma adequada, que demonstrem preocupação e afecto pela pessoa em desenvolvimento. Resumindo, a resiliência tem a ver com a competência de um indivíduo ultrapassar traumatismos apesar das feridas. O funcionamento resiliênte edifica-se através de um jogo complexo de processos defensivos de ordem intrapsíquica e de factores de protecção internos e externos. Neste filme podemos notar resiliência nas crianças, dado que estas viviam numa escola, privada do mundo, onde eram tratadas de uma forma muito pouco correcta. Estas crianças quando não cumpriam as regras impostas pelo director do colégio eram castigadas de forma severa e até maltratadas. Neste colégio o método utilizado era “acção-reacção” e que todos os alunos temiam. Porém, quando Mathieu entrou do professor na escola, tudo mudou. Este usava um método mais tolerante, tentando não castigar os alunos. O estratagema dele era desenvolver o que eles têm de bom. Este factor vem comprovar que os factores pessoais e contextuais são condições muito importante que muitas vezes oculta o talento dos jovens mas não só, pois neste filme vimos que foi preciso apenas um empurrão de um professor (normalmente a resiliência esta a presença de pessoas e intenções especificas) para estas crianças encontrarem forças e recursos no meio onde vivem para deixarem de ser os chamados vândalos e poderem passar a ter um grande futuro à sua frente. André Rocha