Rain Man

31-05-2011 21:19

 No filme “Rain Man”, Tom Cruise interpreta o papel um homem que, enquanto partia para um fim-de-semana de descanso com sua parceira, recebe a notícia de que o seu pai, com o qual não estabelecia contacto há muitos anos, falecera. Mais interessado, devido ao relacionamento de ódio e amargura mantido entre os dois, em receber sua herança do que lamentar a morte de seu progenitor, acaba por descobrir que todo o dinheiro, estimado em mais de três milhões de dólares, fora destinado a um portador desconhecido. Para sua surpresa maior, descobre que o homem, na verdade, é seu irmão, um autista que passara a maior parte de sua vida em uma instituição para doentes mentais. Com a intenção de conseguir metade da generosa quantia, foge levando o seu irmão mas acaba por descobrir nele uma peça importante no seu passado, e, consequentemente, passa a dar mais valor àquilo que mais desprezava na sua vida: o amor e a família.  

Neste caso temos um tipo de autismo Savant, que se estima ocupar cerca de 10% das pessoas a quem é diagnosticado com autismo. O fenómeno Savant, ou o autista savant, trata-se de um indivíduo com uma habilidade mental invulgar e que apenas 1% da população não autista possui. Este síndroma está frequentemente associado á ausência de corpo caloso o que impede a conexão dos dois hemisférios cerebrais.

No filme “Rain Man” podemos ver essas habilidades mentais presentes quando Raymond, por exemplo, conseguiu decorar uma lista telefónica, contar quantos palitos caíram ao chão e poucos segundos ou decorar baralhos de cartas. Por outro lado as pessoas autistas têm que viver segundo uma rotina diária igual todos os dias. Os exemplos dados no filme são a posição dos móveis do quarto, a hora de apagar as luzes, a hora dos programas de TV ou a maneira como a comida é servida.

 

 

André Rocha nº 4 – 12ºA