O Portfólio em Psicologia B

O portfolio é composto pelo conjunto contextualizado, organizado e planeado de todos os elementos de trabalho produzidos pelo aluno, ao longo do seu percurso de desenvolvimento na disciplina. Permite uma visão alargada e detalhada das diferentes componentes da aprendizagem e constitui um poderoso instrumento de avaliação.  Trabalhar com portfolios implica que o aluno pesquise, dê significado, sintetize e integre a informação, orientado pelo professor, em vez de a receber passivamente. Implica também que a resolução dos problemas que estas tarefas lhe colocam passe pela identificação das dificuldades encontradas e pela sua superação, de forma autónoma. Por isso envolve o professor, os colegas, os encarregados de educação e toda a comunidade escolar, que poderão ser encarados, em determinados momentos, como recursos. Do  portfolio constam trabalhos como dicionários de termos, sumários, mapas conceptuais, relatórios, composições, diários críticos, resumos, brainstorms, problemas, resultados de investigações (artigos de jornais ou revistas, entrevistas, questionários, material bibliográfico ou outro), testes, comentários, trabalhos individuais e de grupo, materiais multimédia, etc., mas também grelhas de observação do aluno e do professor que possibilitem a avaliação do desempenho na disciplina.

O portfolio é o espelho do percurso do aluno na disciplina, tanto quanto inclui dúvidas e questões pertinentes, comentários do professor e de outras pessoas que contribuem para o progresso da pesquisa científica, consistindo também numa análise das metacognições e das competências que não sejam do âmbito estritamente cognitivo.

Esta metodologia de trabalho, materializada numa pasta que inclui o material recolhido e produzido, pressupõe uma planificação por parte do grupo de trabalho, professor e alunos, devendo o primeiro orientar os segundos de forma a que o  portfolio não se torne numa mera acumulação volumosa de materiais.

Deste modo, é importante que se compreenda que os critérios de organização de um portfolio se prendem com a qualidade dos materiais (e não com a sua quantidade; nem todos os materiais recolhidos devem integrar o portfolio), e a sua estrutura (para além de um índice, os documentos devem estar etiquetados, separados e numerados). Outros critérios poderão estar presentes como, por exemplo, a criatividade na apresentação dos materiais.

Este instrumento de trabalho, simultaneamente do professor e do aluno, estimula a reflexão acerca das aprendizagens, promovendo a motivação, a auto-imagem e o sucesso. Ao professor permite um acompanhamento mais adequado e objectivo do aluno e do desenvolvimento do programa da disciplina.