Reflexão de Final

 

Infelizmente chegamos ao fim da nossa viagem alucinante na disciplina de Psicologia.

 

 Neste ano lectivo a psicologia fascinou-me. Se calhar por culpa do professor António Paulo que logo na primeira aula quando começou a “levantar o véu” dos principais temas de que íamos abordar ao longo do ano, cativando os alunos desde esse momento. A aula de psicologia era daquelas aula em que o tempo passava sem que déssemos por ele. Tudo isto devido à forma do professor dar a aula, devido a forma como dava a matéria, devido aos seus “cachaços”, à forma como dava os exemplos, às suas piadas… claro que a matéria era interessante, mas talvez não eu não adquirisse tantos conhecimentos se fosse com outro professor. As fichas de trabalho que o professor propunha fazer quase todas as semanas, os comentários ao seu blogue também permitiam que a matéria estivesse em dia, o que tornava o estudo para o teste mais fácil.

Ao longo do ano abordamos os seguintes temas: a Unidade 1 – A entrada na vida (Na Unidade 1. a questão «Qual é a especificidade do ser humano?», centra em cada um de nós um conjunto de outras questões relacionadas com: a) aquilo que aconteceu antes de mim, ou seja, com o processo de evolução do ser humano, com aquilo que, biologicamente, confere à espécie humana características específicas, o cérebro e a cultura; b) com aquilo que cada um de nós é, as suas dimensões cognitivas, emocionais e conativas, ressaltando-se que deve sempre chamar-se a atenção dos alunos para o facto de, embora por facilidade de compreensão e de sistematização estas dimensões se apresentem como separadas, elas funcionarem num todo indissolúvel que é a identidade de cada um; c) com o modo como, na relação com os outros, nos tornamos pessoas e com a importância deles na vida quotidiana e d) com os espaços sociais em que vivemos e nos desenvolvemos, que, por isso mesmo, se tornam espaços mentais.) Na Unidade 2 – A procura da Mente a questão «Qual é a especificidade da psicologia?» pretende apresentar esta como uma ciência que tem por objectivo descrever e compreender o ser humano, que é organismo que se comporta, que deseja, que conhece, que sente, que cria sentido para si e para o mundo a partir da análise da sua mente. No Tema 5. Abordam-se as polémicas e as perspectivas que marcaram, ao longo do tempo, diferentes concepções de Homem e que influenciaram o modo como nos vemos a nós próprios. No Tema 6. Deverão ser analisadas as aplicações práticas da psicologia e os diferentes níveis de intervenção no sentido da mudança a partir da realidade concreta em Portugal. De salientar que as práticas de intervenção se direccionam sempre no sentido da promoção da autonomia do indivíduo, do grupo, da instituição ou da comunidade com quem se trabalha, respeitando as suas escolhas e decisões.

Para concluir, acho ao frequentar a disciplina de Psicologia B enriqueci os meus conhecimentos e levo daqui saberes que, de certeza, vão ser muito importantes quer para o meu futuro não académico e profissional, mas também para a vida. Queria também agradecer ao professor António Paulo pela dedicação e paciência que teve para com os alunos durante este ano lectivo.

 

 

André Rocha

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